Relações com Investidores

Estrutura de Governança

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é composto por 7 (sete) membros, 4 (quatro) indicados pelo Ministério da Fazenda, 1 (um) representante dos empregados, 1 (um) representante dos acionistas minoritários e o Presidente do Banco. Na atual composição, 1 (um) membro, indicado pelo Ministro da Fazenda é independente. O Conselho de Administração tem prazo de gestão unificado de 2 (dois) anos e são permitidas até 3 (três) reconduções consecutivas.
Tem entre suas principais atribuições: estabelecer a estratégia do Banco da Amazônia, segundo as melhores práticas de Governança Corporativa; revisar os planos e políticas de negócios, protegendo e maximizando o retorno do investimento dos acionistas; e supervisionar as atividades da Diretoria Executiva, garantindo o respeito aos princípios da ética.

Membros
Função
Rodrigo Octávio Orair
Presidente

Membro do Conselho de Administração, indicado pelo Ministério da Fazenda. Nomeação em 22/06/2023 na 525ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração. Posse em 29/06/2023 na 348ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Eleito na A.G.E. de 30/06/2023. Término do Mandato: até A.G.O. de 2025. Servidor público (Técnico de Planejamento e Pesquisa). Diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda (SERT/MF). Economista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e está cursando doutorado em economia da Universidade de São Paulo, na área de concentração de Economia e Desenvolvimento. É pesquisador licenciado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e exerceu o mandato de Diretor da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal. Especialista em macroeconomia e política fiscal, tendo publicado inúmeros estudos em tópicos relacionados às finanças públicas nos acadêmicos, como o primeiro lugar por quatro vezes no Prêmio Tesouro Nacional e o primeiro lugar por duas vezes no Prêmio SOF de Monografias.

Luiz Claudio Moreira Lessa
Membro Nato

Presidente do Banco da Amazônia e Membro Nato do Conselho de Administração. Nomeação e Posse em 22/06/2023 na 525ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração. Término do Mandato: até A.G.O. de 2025. Possui 39 anos de carreira, ocupando posições estratégicas em notáveis empresas no Brasil e no exterior (BB, PREVI, PSEG e Banco do Brasil Américas). Esteve a frente de projetos de alta relevância, em diferentes disciplinas empresariais e seus subsistemas, tais como: varejo bancário, fusões e aquisições, energia, CRM e marketing digital, estratégia de clientes, planejamento estratégico, canais de distribuição e desenvolvimento de pessoas. Atuou como conselheiro de administração das companhias Rio Grande Energia, CELPE, COELBA e Neoenergia e como consultor independente em projetos nas áreas de gestão empresarial, fusões e aquisições e estruturação financeira, ligados ao setor elétrico. Foi Diretor da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Flórida) e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Korea.

Maria Abadia da Silva Alves
Membro

Membro do Conselho de Administração, na qualidade de representante do Ministério de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Posse em 25/05/2023, na 347ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Eleita na A.G.O de 24/04/2023. Término do Mandato: até A.G.O. de 2025. Economista, com Doutorado em Economia Aplicada pela Unicamp, pesquisadora em Economia e Administração Pública e servidora federal da carreira de Analista de Planejamento e Orçamento (APO) desde 2011. Atual Diretora de Orçamento e de Informações de Estatais na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Atuou nos últimos anos em posições de coordenação e assessoramento (Coordenação-Geral, Chefe de Gabinete, Assessora) no Ministério da Cidadania, auxiliando a alta gestão (Diretores, Secretários e Ministros) na articulação política e assessoramento técnico em assuntos relacionados a Planejamento, Macroeconomia, Indicadores setoriais e socioeconômicos e Governança de Empresas Estatais, bem como na condução de proposições legislativas em diversas áreas. Foi ainda professora de nível superior em disciplinas relacionadas à Economia e Finanças Públicas e atuou como pesquisadora em diversas instituições de pesquisa e desenvolvimento econômico, tais como o Ipea, a Embrapa e Fundação Seade.

Antônio Manoel Marques Guedes da Cruz Junior
Membro

Membro do Conselho de Administração, na qualidade de representante do Ministério da Fazenda. Nomeado e Posse em 12/12/2024, na 366ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Para o período de gestão compreendido entre as A.G.O 2023 e 2025, na forma do art. 26 do Estatuto Social. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização em Direito Administrativo pelo Instituto Brasiliense de Direito Público. Profissional com larga vivência no setor público federal, estadual e municipal, com 18 anos de experiência. Integra a carreira federal de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), atualmente em exercício no Ministério da Fazenda. Já atuou como Assessor Especial no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Assessor na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e Gerente Geral de Gestão Estratégica e de Comunicação na Secretaria de Desenvolvimento do Recife-PE. Sua expertise na administração pública conta ainda com atuação no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e na Advocacia-Geral da União, bem como no Ministério Público de Pernambuco, no Tribunal de Justiça de Pernambuco e no Tribunal Superior do Trabalho.

Lauro Arcângelo Zanol
Membro

Membro do Conselho de Administração, representante dos acionistas minoritários. Eleito na Assembleia Geral Ordinária de 22/04/2021. Reeleito na Assembleia Geral Ordinária de 30/06/2023. Término do Mandato: até A.G.O. de 2025. Membro do Comitê Estratégico de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração do Banco da Amazônia. Membro do Comitê Estratégico Ambiental, Social e de Governança do Banco da Amazônia. Formação Acadêmica: Ciências Jurídicas e Sociais, graduação em dezembro/1985 – UFRGS. Experiência Profissional: 1975-2007 – Banco do Brasil S.A.; 1986 em diante – Advogado (OAB/RS 22.462); 1995-1997 – Administrador de Empresa na Itália; 2004-2012 – Editoria e Direção de websites; 2010-2013 – Conselho Fiscal Telecomunicações Brasileiras S.A. TELEBRAS; 2013-2018 – Conselho de Administração TELEBRAS. Informações Adicionais: 1973/1974 Formação Militar – Oficial da Reserva do Exército Brasileiro; 1995-1997 – Administrador de empresa na cidade de Florença / Itália; 1999-2006 – Conselheiro da Câmara de Comércio Italiana para o RS.

Inálio Vieira Cruz
Membro

Membro do Conselho de Administração, representante dos empregados (Lei nº 12.353, de 28.12.2010, e da Portaria nº 26, de 11.03.2011, da Ministra de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão). Eleito pela Assembleia Geral Ordinária de acionistas, realizada em 26/04/2019. Reeleito na A.G.O. de 22/04/2021. 2ª Reeleição na A.G.O de 24/04/2023. Término do Mandato: até A.G.O. de 2025. Membro do Comitê Estratégico de Ambiental, Social e de Governança do Banco da Amazônia. Coordenador do Comitê Estratégico de Inovação e Tecnologia do Banco da Amazônia. Engenheiro Agrônomo, Empregado do Banco da Amazônia S/A, lotado na Gerência Executiva de Administração das Centrais de Crédito e de Cadastro. Formação em MBA Executivo Negócios Financeiros – 2011 – 2013 pela Fundação Getúlio Vargas e Grupo IDEAL – Belém-PA. Bacharel em Agronomia: 1988- 1996 pela Faculdade de Ciência Agrária do Pará – Belém-PA. Capacitação: Inglês básico e avançado – 1983 – 1986 – Centro Cultural Brasil Estados Unidos. Certificado TOEIC – Basic Work Proficiency – Dezembro/2003.

Cargo vago

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal do nosso banco é composto por 4 membros titulares e 4 membros suplentes, totalizando um total de 8 membros. Eles são os responsáveis finais da fiscalização de nossa instituição.

Saiba quem são os membros do nosso conselho.

Membros
Função
Quenio Cerqueira de França
Membro titular

Membro titular do Conselho Fiscal do Banco da Amazônia, representante do Acionista Controlador, indicado pelo Ministério de Estado da Fazenda, eleito na Assembleia Geral Ordinária de 28/04/2025. Término do Mandato: até A.G.O de 2027. Graduado em Matemática pela Universidade de Brasília, com especialização em desenvolvimento gerencia (pela ESAF/MF). É Servidor Público efetivo, no cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle, desde 2001. Atuou como representante do Tesouro Nacional no Conselho Fiscal de diversas empresas. Foi Secretário Executivo: do Conselho Curador do FCVS (2007 a 2011); e do Conselho- Curador do FGTS (2011 a 2016). Foi Coordenador Geral dos Fundos: FAT (2016), da Marinha Mercante (FMM) (2017 a 2021), Assessor da Subchefia Adjunta de Política Econômica da SAG – Casa Civil da Presidência da República (2021 a 2022). Atualmente é Coordenador- Geral na Secretaria Geral de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda.

Alex Pereira Benício
Membro titular

Membro titular do Conselho Fiscal do Banco da Amazônia, representante do Acionista Controlador, indicado pelo Ministério de Estado da Fazenda, como representante do Tesouro Nacional eleito na Assembleia Geral Ordinária de 28/04/2025. Término do Mandato: até A.G.O de 2027. Graduado e Mestrado em Economia pela Universidade de Brasília, com capacitação “Alta Administração em Foco e Extensão em Análise de Empresas Estatais – módulo II. Possui experiências em Docência, no interstício de 2001 a 2015, nas Instituições: Instituto Compacto de Ensino Superior e Pesquisa; União Nacional de Brasília e Escola de Administração Fazendária. Em Conselhos Fiscais, atuou (de abril- 2001 a maio 2015) como titular na Corretora de Seguros e Administradora de Bens do BB, BB Consórcios, BB Cartões. Na Secretaria do Tesouro Nacional (desde junho/1998), iniciou com cargo de Analista até Coordenador de Estudos Econômicos Fiscais, onde permanece atuando.

Letícia Pedercini Issa
Membra titular

Membra titular do Conselho Fiscal do Banco da Amazônia, Representante dos acionistas minoritários, eleita pela Assembleia Geral Ordinária de 24/04/2023. Término do Mandato: Até 24/04/2025. Formação: Bacharel em administração FEAD MG – Centro de Gestão Empreendedora. Atualmente atua como membra titular do Conselho Fiscal da COPEL (Companhia Paranaense de Energia) desde 2017 e na CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Energia) desde 2019. Atuou na SABESP (Companhia de Saneamento do estado de São Paulo) entre os anos de 2017 a 2019 como membra suplente do Conselho Fiscal; e na COPASA MG (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) entre os anos de 2014 a 2016 como membra titular do Conselho Fiscal e ainda entre os anos de 2011 a 2014 como membra suplente do Conselho Fiscal

André Luiz Gonçalves Garcia
Membro suplente

Membro suplente do Conselho Fiscal do Banco da Amazônia, indicado Ministro de Estado da Fazenda, eleito pela Assembleia Geral Extraordinária de 19/09/2023. Término do Mandato: Até 19/09/2025. Formação: Bacharel em Ciências Economicas – 1998. MBA em Mercado de Capitais – 2004 (FGV). MBA em Economia e Gestão Previdência Complementar – 2022 (FGV). Mestrado em Economia do Setor Público – 2001 (UNB). Exerceu o cargo de Diretor de Programa da Secretaria Executiva – Ministério da Economia (2019-2022), Coordenador-Geral de Assuntos Financeiros da Secretaria de Planejamento e Assuntos Econômicos – Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (2017-2019). Ocupação principal: Auditor Federal de Finanças e Controle.

Juliano Moura de Oliveira
Membro titular

Membro titular do Conselho Fiscal do Banco da Amazônia, indicado pelo Ministério de Estado da Fazenda, representante do Acionista Controlador, eleito na Assembleia Geral Ordinária de 28/04/2025. Término do Mandato: até A.G.O de 2027. Graduado em Gestão Pública. Servidor Público com expressiva vivência profissional na Área de Relações Institucionais; Tendo atuado no Ministério do Planejamento (2018 a 2019), Ministério da Fazenda (2019 a 2023) e na Confederação Nacional de Seguradoras – CNSeg – (2023 a 2024). Como Coordenador-Geral de Relações Institucionais, no Ministério da Economia; e na sequência como Gerente de Relações institucionais da CNSeg proporcionou-lhe relacionamento paralelos com entidade e setor privado, Parlamento e Governo.

Marcelo Kalume Reis
Membro suplente

Membro suplente do Conselho Fiscal do Banco da Amazônia, indicado pelo Tesouro Nacional, eleito pela Assembleia Geral Extraordinária de 08/02/2024. Término do Mandato: Até 08/02/2026. Graduado em Geologia em 1989 e Ciências Contábeis em 2001. Possui MBA em Controladoria e Finanças (FGV) em 2004. Ocupa o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) na função de Gerente (FCPE 101.2).

Rodrigo Rogério Ribeiro
Membro suplente

Membro suplente do Conselho Fiscal do Banco da Amazônia, indicado Ministro de Estado da Fazenda, eleito pela Assembleia Geral Extraordinária de 19/09/2023. Término do Mandato: Até 19/09/2025. Formação: Bacharel em Ciências Econômicas – 2003 (Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal – AEUDF). Exerceu o cargo de Chefe da Divisão de Parcelamentos e Chefe da Divisão de Cobrança da Pessoa Jurídica na Coordenação-Geral de Arrecadação e Cobrança da RFB (2010-2017). Atualmente é Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Ocupação principal: Assessor na Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, extinto Ministério da Economia, sendo a atividade principal a articulação entre as diversas áreas do Órgão.

Comitê de Auditoria (COAUD)

Comitês de assessoramento ao conselho de administração são órgãos, estatutários ou não, que auxiliam o conselho de administração no exercício de suas atribuições. Sua existência não implica a delegação das responsabilidades que competem ao conselho de administração como um todo. Os comitês não têm poder de deliberação, e suas recomendações não vinculam as deliberações do conselho de administração.

Para garantir que as nossas decisões estejam sempre pautadas pelos nossos regimentos e políticas, os comitês são organizados em diferentes áreas e compostos por 3 (três) membros.

Membros
Função
Corinto Lucca Arruda
Membro qualificado

Membro Qualificado do Comitê de Auditoria (COAUD)

Membro qualificado – Eleição: 528ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração, realizada em 28.11.2023, e ratificado na 354ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração, realizada nos dias 14 e 15.12.2023. Posse em 12.01.2024 – Mandato (03 anos), até janeiro/2027. É Graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Pós-graduado em Governança Corporativa e Mestre em Controladoria e Finanças. Profissional com mais de 19 anos de experiência com sólidos conhecimentos em práticas de governança corporativa, gestão de riscos corporativos, controles internos, auditoria e gestão e melhoria de processos. Como executivo foi responsável pela estruturação das práticas de gerenciamento de riscos corporativos em uma empresa capital aberto e pulverizado, incluindo a implementação e coordenação do Comitê interno de riscos corporativos, bem como possui experiência com reportes com órgãos de assessoramento ao Conselho de Administração e atendimento aos reguladores, principalmente CVM e BACEN. Como consultor externo possui experiência em projetos de gestão de riscos de negócios, análise, implementação e avaliação de controles internos, auditoria interna, auditoria de demonstrações financeiras (assurance), auditoria de balanço de sustentabilidade (aderência ao GRI) e Sarbanes Oxley Act;

Marco Antônio Mayer Foletto
Membro efetivo

Membro do Comitê de Auditoria (COAUD) – Eleição: 359ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração, realizada em 28.05.2024. Posse em 04.06.2024 – Mandato (03 anos), até junho/2027. Graduado em Contabilidade e Direito. Pós-Graduado em Gestão Empresarial. Profissional com mais de 30 anos de carreira com sólida atuação em Controladoria e Finanças, Auditoria Interna, Gestão de Riscos e Conformidade, na gestão e implantação de estratégias e processos de negócio nos segmentos de autopeças, aviação, biotecnologia, fertilizantes, financeiro, máquinas e equipamentos, siderurgia e tecnologia. Significativa experiência em gestão do relacionamento com instituições financeiras, credores, fornecedores, clientes e sócios. Atuou como membro dos Conselhos de Administração do Banrisul, Transpreto e Gerdau Índia; como membro independente do Conselho Fiscal das Marisa Lojas e SANEPAR; e como Presidente do Comitê de Auditoria da Transpetro, além de atuar como membro independente de Comitê de Auditoria nas empresas Cia Energia Eletr RS, Hospital das Clínicas de Porto Alegre e Cia Riograndense de Saneamento. Atualmente coordena o Comitê de Auditoria Procergs e é membro independente dos Comitês de Auditoria do BASA e da Vibra Energia.

Cargo vago

Comitê Estratégico de Crédito, Riscos e de Capital

Comitês de assessoramento ao conselho de administração são órgãos, estatutários ou não, que auxiliam o conselho de administração no exercício de suas atribuições. Sua existência não implica a delegação das responsabilidades que competem ao conselho de administração como um todo. Os comitês não têm poder de deliberação, e suas recomendações não vinculam as deliberações do conselho de administração.

Para garantir que as nossas decisões estejam sempre pautadas pelos nossos regimentos e políticas, os comitês são organizados em diferentes áreas e compostos por 3 (três) membros.

Membros
Função
Sergio Ricardo Miranda de Nazaré
Membro independente

Membro independente do Comitê

Nomeado em 27/07/2023 na 349ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Posse em 22/08/2023. É Graduado em Ciências Econômicas (Universidade de Brasília – UnB), possui MBA Executivo em Finanças (IBMEC), MBA em Controller (FIPECAFI), Mestrado em Administração Financeira (Universidade de Brasília – UnB) e Doutorado em Ciências Contábeis (Universidade de Brasília – UnB). É membro do Comitê de Auditoria da Emgea Desde 2018; Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC Desde 2010; Membro do conselho consultivo de cias familiares Desde 2018; Chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UnB – entre 2021/2024; Coordenador-Geral do VI e VII Congresso UnB de Contabilidade e Governança – entre 2020/2021; Diretor Executivo do VIIICCG – Congresso UnB de Contabilidade e Governança – 2022.

Rodrigo Octávio Orair
Membro

Membro do Comitê

Nomeado em 27/07/2023 na 349ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Posse em 22/08/2023. É Membro do Conselho de Administração, indicado pelo Ministério da Fazenda. Nomeação em 22/06/2023 na 525ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração. Posse em 29/06/2023 na 348ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Eleito na A.G.E. de 30/06/2023. Término do Mandato: até A.G.O. de 2025. Servidor público (Técnico de Planejamento e Pesquisa). Diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda (SERT/MF). Economista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e está cursando doutorado em economia da Universidade de São Paulo, na área de concentração de Economia e Desenvolvimento. É pesquisador licenciado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e exerceu o mandato de Diretor da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal. Especialista em macroeconomia e política fiscal, tendo publicado inúmeros estudos em tópicos relacionados às finanças públicas nos acadêmicos, como o primeiro lugar por quatro vezes no Prêmio Tesouro Nacional e o primeiro lugar por duas vezes no Prêmio SOF de Monografias.

Antonio Luiz Rios da Silva
Membro

Nomeado em 28/03/2025 na 349ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Posse em 17/04/2025. Graduado em Ciências Econômicas com Especialização em Finanças Internacionais. Possui MBA em Ciências Contábeis e Controladoria. Atuou como Controller no Banco do Brasil. Atualmente é membro do Comitê de Estratégia e Comitê de Inovação do Grupo Marista.

Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração

Comitês de assessoramento ao conselho de administração são órgãos, estatutários ou não, que auxiliam o conselho de administração no exercício de suas atribuições. Sua existência não implica a delegação das responsabilidades que competem ao conselho de administração como um todo. Os comitês não têm poder de deliberação, e suas recomendações não vinculam as deliberações do conselho de administração.

Para garantir que as nossas decisões estejam sempre pautadas pelos nossos regimentos e políticas, os comitês são organizados em diferentes áreas e compostos por 3 (três) membros.

Membros
Função
Lauro Arcângelo Zanol
Membro

Membro do Comitê

Nomeado em 15/12/2022 na 342ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Posse em 16/12/2022. Reconduzido em 27/07/2023 na 349ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Também exerce o cargo de Membro do Conselho de Administração, representante dos acionistas minoritários. Eleito na Assembleia Geral Ordinária de 22/04/2021. Reeleito na Assembleia Geral Ordinária de 30/06/2023. Término do Mandato: até A.G.O. de 2025. Membro do Comitê Estratégico Ambiental, Social e de Governança do Banco da Amazônia. Formação Acadêmica: Ciências Jurídicas e Sociais, graduação em dezembro/1985 – UFRGS. Experiência Profissional: 1975-2007 – Banco do Brasil S.A.; 1986 em diante – Advogado (OAB/RS 22.462); 1995-1997 – Administrador de Empresa na Itália; 2004-2012 – Editoria e Direção de websites; 2010-2013 – Conselho Fiscal Telecomunicações Brasileiras S.A. TELEBRAS; 2013-2018 – Conselho de Administração TELEBRAS. Informações Adicionais: 1973/1974 Formação Militar – Oficial da Reserva do Exército Brasileiro; 1995-1997 – Administrador de empresa na cidade de Florença / Itália; 1999-2006 – Conselheiro da Câmara de Comércio Italiana para o RS.

José Caetano De Andrade Minchillo
Membro

Coordenador do Comitê – membro independente, remunerado, do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração. Nomeado em 29/08/2024 na 362ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração, com prazo de atuação de 2 (anos) anos, contado a partir de sua posse no dia 26.09.2024. Graduado em Direito pela UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais), em dezembro de 1999. MBA Formação Geral para Altos Executivos em nível de Pós-graduação pela Universidade de São Paulo–USP, em parceria com a Universidade Corporativa do Banco do Brasil, concluído em 2001. MBA Gestão Avançada de Negócios, Pós-graduação, pela Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT, em parceria com a Universidade Corporativa do Banco do Brasil, concluído em 2011. Conselheiro Fiscal Certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, em 08/2022, válido até 08/2025, Certificação CPA-20 da ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, em 06/2022, com validade até 06/2025. Certificação de Conselheiros pela Board Academy – em 11/2022, com validade até 01/2026. Certificação do ICSS – Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social, com ênfase em administração em 09/2019. Certificação Avançada em inglês B2-BULATS STD – UNIV CAMBRIDGE em 08/2010. Executive Training Responsible Banking in a Multicultural World pela University for Peace (Universidad para la Paz) em New York City, USA, concluído em 2012. Leadership and Innovation in Contexts of Change pela HARVARD Kennedy School – Executive Education, em parceria com a ENAP, em 2016. Estágio no Silicon Valey, com a empresa StartSe, visitando os principais polos e empresas de inovação e transformação digital em San Francisco, Califórnia, em agosto de 2017.; Atuou desde 11/2021 como Gerente da Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros do SEBRAE Nacional e desde 04/2023 responde pela Gerência de Gestão de Pessoas do Sebrae Nacional. Conselheiro Deliberativo do SEBRAE GOIÁS, desde janeiro/23. Conselheiro Fiscal na Neoenergia S.A. de 05/2023 a 04/2024. Conselheiro de Administração da Sociedade de Crédito Direto SEBRAE S.A. –. SEBRAECRED de 05/2022 a 10/2023. Conselheiro Fiscal (suplente) na Metalúrgica Gerdau S.A. de 04/2021 a 04/22. Conselho de Supervisão do Banco do Brasil Aktiengesellschaft (BB AG), em Viena, Áustria, de 18.05.2016 a 07.07.2020. Exercendo os seguintes cargos: Supervisory Board; Audit Committee; Remuneration Committee; Risk Committee, omination Committee, Large Exposure Committee; Conselheiro Fiscal da PREVI – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, como Suplente de 01.06.2018 a 31.05.2020; Comitê de Pessoas, Sucessão e Remuneração, da Cielo S.A., titular de 23.05.2018 a 30.04.2020; Comitê de Remuneração e RH do Banco Votorantim, titular de 27.04.2017 a 31.01.2020

Maria Abadia Da Silva Alves
Membro

Nomeada em 22/10/2024 na 364ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Posse em 13/11/2024. Também exerce o cargo de membra do Conselho de Administração, representante do Ministério de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Posse em 25/05/2023, na 347ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Eleita na A.G.O de 24/04/2023. Término do Mandato: até A.G.O. de 2025. Economista, com Doutorado em Economia Aplicada pela Unicamp, pesquisadora em Economia e Administração Pública e servidora federal da carreira de Analista de Planejamento e Orçamento (APO) desde 2011. Atual Diretora de Orçamento e de Informações de Estatais na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Atuou nos últimos anos em posições de coordenação e assessoramento (Coordenação-Geral, Chefe de Gabinete, Assessora) no Ministério da Cidadania, auxiliando a alta gestão (Diretores, Secretários e Ministros) na articulação política e assessoramento técnico em assuntos relacionados a Planejamento, Macroeconomia, Indicadores setoriais e socioeconômicos e Governança de Empresas Estatais, bem como na condução de proposições legislativas em diversas áreas. Foi ainda professora de nível superior em disciplinas relacionadas à Economia e Finanças Públicas e atuou como pesquisadora em diversas instituições de pesquisa e desenvolvimento econômico, tais como o Ipea, a Embrapa e Fundação Seade.

Comitê Estratégico Ambiental, Social e de Governança

Comitês de assessoramento ao conselho de administração são órgãos, estatutários ou não, que auxiliam o conselho de administração no exercício de suas atribuições. Sua existência não implica a delegação das responsabilidades que competem ao conselho de administração como um todo. Os comitês não têm poder de deliberação, e suas recomendações não vinculam as deliberações do conselho de administração.

Para garantir que as nossas decisões estejam sempre pautadas pelos nossos regimentos e políticas, os comitês são organizados em diferentes áreas e compostos por 3 (três) membros.

Membros
Função
Antonio Manoel Marques Guedes da Cruz Junior
Coordenador

Coordenador do Comitê

Membro do Conselho de Administração, na qualidade de representante do Ministério da Fazenda. Nomeado e Posse em 12/12/2024, na 366ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Noemado para o Comitê  Estratégico Ambiental, Social e de Governança em 20/02/2025 na 368ª ROCA, com posse em 24/03/2025. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização em Direito Administrativo pelo Instituto Brasiliense de Direito Público. Profissional com larga vivência no setor público federal, estadual e municipal, com 18 anos de experiência. Integra a carreira federal de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), atualmente em exercício no Ministério da Fazenda. Já atuou como Assessor Especial no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Assessor na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e Gerente Geral de Gestão Estratégica e de Comunicação na Secretaria de Desenvolvimento do Recife-PE. Sua expertise na administração pública conta ainda com atuação no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e na Advocacia-Geral da União, bem como no Ministério Público de Pernambuco, no Tribunal de Justiça de Pernambuco e no Tribunal Superior do Trabalho.

Inálio Vieira Cruz
Membro

Membro do Comitê

Nomeado em 10/07/2020 na 404ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração. Posse em 10/07/2020. Reconduzido em 13/05/2021 na 459ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração. 2ª recondução em 15/12/2022 na 342ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Posse em 16/12/2022. 2ª recondução consecutiva em 27/07/2023 na 349ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Também exerce o cargo de Membro do Conselho de Administração, representante dos empregados (Lei nº 12.353, de 28.12.2010, e da Portaria nº 26, de 11.03.2011, da Ministra de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão). Eleito pela Assembleia Geral Ordinária de acionistas, realizada em 26/04/2019. Reeleito na A.G.O. de 22/04/2021. Posse: 29/04/2021. 2ª Reeleição na A.G.O de 24/04/2023. Término: A.G.O. de 2025. Membro Coordenador do Comitê Estratégico de Inovação e Tecnologia do Banco da Amazônia. Formação: MBA Executivo – Negócios Financeiros – 2011 – 2013 – Fundação Getúlio Vargas e Grupo IDEAL – Belém-PA. Agronomia: 1988-1996 – Faculdade de Ciência Agrária do Pará – Belém-PA. Capacitação: Inglês básico e avançado – 1983 – 1986 – Centro Cultural Brasil Estados Unidos. Certificado TOEIC – Basic Work Proficiency – Dezembro/2003.

Lauro Arcângelo Zanol
Membro

Membro do Comitê

Nomeado em 13/05/2021 na 459ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração. Posse em 13/05/2021. Reconduzido em 15/12/2022 na 342ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Posse em 16/12/2022. 2ª recondução em 27/07/2023 na 349ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Também exerce o cargo de Membro do Conselho de Administração, representante dos acionistas minoritários. Eleito na Assembleia Geral Ordinária de 22/04/2021. Reeleito na Assembleia Geral Ordinária de 30/06/2023. Término do Mandato: até A.G.O. de 2025. Membro do Comitê Estratégico de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração do Banco da Amazônia. Formação Acadêmica: Ciências Jurídicas e Sociais, graduação em dezembro/1985 – UFRGS. Experiência Profissional: 1975-2007 – Banco do Brasil S.A.; 1986 em diante – Advogado (OAB/RS 22.462); 1995-1997 – Administrador de Empresa na Itália; 2004-2012 – Editoria e Direção de websites; 2010-2013 – Conselho Fiscal Telecomunicações Brasileiras S.A. TELEBRAS; 2013-2018 – Conselho de Administração TELEBRAS. Informações Adicionais: 1973/1974 Formação Militar – Oficial da Reserva do Exército Brasileiro; 1995-1997 – Administrador de empresa na cidade de Florença / Itália; 1999-2006 – Conselheiro da Câmara de Comércio Italiana para o RS.

Comitê Estratégico de Inovação e Tecnologia

Comitês de assessoramento ao conselho de administração são órgãos, estatutários ou não, que auxiliam o conselho de administração no exercício de suas atribuições. Sua existência não implica a delegação das responsabilidades que competem ao conselho de administração como um todo. Os comitês não têm poder de deliberação, e suas recomendações não vinculam as deliberações do conselho de administração.

Para garantir que as nossas decisões estejam sempre pautadas pelos nossos regimentos e políticas, os comitês são organizados em diferentes áreas e compostos por 3 (três) membros.

Membros
Função
Eduardo Marcondes Farah
Coordenador

Coordenador

Nomeado em 28/03/2025 na 349ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Posse em 17/04/2025. Posse em 17/04/2025. em Matemática, com ênfase em Ciência da Computação e MBA em Master in Information Technology. Atualmente exerce a ocupação de Consultor (sob demanda). Atuou como Superintendente Executivo de TI no Banco Alfa.

Luiz Cláudio Moreira Lessa
Membro

Membro do Comitê

Nomeado em 27/07/2023 na 349ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Posse em 17/08/2023. Também exerce o cargo de Presidente do Banco da Amazônia e Membro Nato do Conselho de Administração. Nomeação e Posse em 22/06/2023 na 525ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração. Término do Mandato: até A.G.O. de 2025. Possui 39 anos de carreira, ocupando posições estratégicas em notáveis empresas no Brasil e no exterior (BB, PREVI, PSEG e Banco do Brasil Américas). Esteve a frente de projetos de alta relevância, em diferentes disciplinas empresariais e seus subsistemas, tais como: varejo bancário, fusões e aquisições, energia, CRM e marketing digital, estratégia de clientes, planejamento estratégico, canais de distribuição e desenvolvimento de pessoas. Atuou como conselheiro de administração das companhias Rio Grande Energia, CELPE, COELBA e Neoenergia e como consultor independente em projetos nas áreas de gestão empresarial, fusões e aquisições e estruturação financeira, ligados ao setor elétrico. Foi Diretor da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Flórida) e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Korea.

Inálio Vieira Cruz
Membro

Nomeado em 10/07/2020 na 404ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração. Posse em 10/07/2020. Reconduzido em 13/05/2021 na 459ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração. 2ª recondução em 15/12/2022 na 342ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Posse em 16/12/2022. 2ª recondução consecutiva em 27/07/2023 na 349ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Também exerce o cargo de Membro do Conselho de Administração, representante dos empregados (Lei nº 12.353, de 28.12.2010, e da Portaria nº 26, de 11.03.2011, da Ministra de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão). Eleito pela Assembleia Geral Ordinária de acionistas, realizada em 26/04/2019. Reeleito na A.G.O. de 22/04/2021. 2ª Reeleição na A.G.O de 24/04/2023. Término do Mandato: até A.G.O. de 2025. Membro do Comitê Estratégico Ambiental, Social e de Governança do Banco da Amazônia. Formação: MBA Executivo – Negócios Financeiros – 2011 – 2013 – Fundação Getúlio Vargas e Grupo IDEAL – Belém-PA. Agronomia: 1988-1996 – Faculdade de Ciência Agrária do Pará – Belém-PA. Capacitação: Inglês básico e avançado – 1983 – 1986 – Centro Cultural Brasil Estados Unidos. Certificado TOEIC – Basic Work Proficiency – dezembro/2003.

Diretoria Executiva

Para garantir que as decisões executivas estejam sempre pautadas pelos regimentos e políticas, o Banco da Amazônia conta com uma diretoria colegiada composta por composta por 1 (um) Presidente, 5 (cinco) diretores 1 e (um) Secretário Executivo alocados em áreas estratégicas.

Membros
Função
Luiz Claudio Moreira Lessa
Presidência (PRESI)

Eleito na Reunião Extraordinária do Conselho de Administração n° 523 de 25/05/2023. Posse em 12/06/2023. Término mandato: até agosto/2024. Possui 39 anos de carreira, ocupando posições estratégicas em notáveis empresas no Brasil e no exterior (BB, PREVI, PSEG e Banco do Brasil Américas). Esteve a frente de projetos de alta relevância, em diferentes disciplinas empresariais e seus subsistemas, tais como: varejo bancário, fusões e aquisições, energia, CRM e marketing digital, estratégia de clientes, planejamento estratégico, canais de distribuição e desenvolvimento de pessoas. Atuou como conselheiro de administração das companhias Rio Grande Energia, CELPE, COELBA e Neoenergia e como consultor independente em projetos nas áreas de gestão empresarial, fusões e aquisições e estruturação financeira, ligados ao setor elétrico. Foi Diretor da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Flórida) e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Korea.

Contato: (91) 4008-3340/2518
e-mail: presidencia@basa.com.br

Joana Emília Ramos Lima
Diretoria Comercial e de Distribuição (DICOM)

Eleita na reunião extraordinária do Conselho de Administração nº 544ª de 11/02/2025. Posse em 12/02/2025. Término mandato: até agosto/2026. Graduada em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão de Pessoas e Pós-Graduanda em Bancos e Instituições Financeiras, com Certificação Profissional CPA-20. Profissional que atua há mais de 23 anos na indústria bancária, onde, atuou como gestora na área comercial do Banco da Amazônia, com experiência em estratégias de vendas, segmentação de cliente, gestão de carteiras e gerenciamento de equipes. Atuou como Conselheira no Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE no Estado do Amapá no período de 2023 – 2026.

E-mail: dicom@basa.com.br

José Maria de Lima Quinto Filho
Diretoria de Tecnologia (DITEC)

Eleito na reunião extraordinária do Conselho de Administração nº 523 de 25/05/2023. Posse em 25/05/2023. Término mandato: até agosto/2024. Mestrando em Ciências Contábeis e Administração, MBA em Finanças, MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria, graduação em Ciências Contábeis e Certificação de Especialista em Investimento pela ANBIMA. Iniciou a carreira como estagiário em 2003 na GEAFI (atualmente GESOP). Ao longo dos últimos 17 anos, assumiu diversas posições-chave na instituição. Responsável pela criação da Coordenadoria de Gestão Ativa de Títulos, contribuindo para otimizar a rentabilidade da tesouraria do Banco. Como Gerente de Riscos Corporativos, implementou a Gestão Integrada de Riscos e introduziu a declaração de apetite por riscos (RAS). Desempenhou papéis de destaque, ocupando cargos como Gerente Executivo de Riscos Corporativos, Gerente Executivo de Controladoria, e Gerente Executivo de Contadoria no Banco da Amazônia. Atualmente é representante suplente do Banco da Amazônia S.A. no Conselho Fiscal da BB Previdência.

Contato: (91) 4008-3421
E-mail: dineg@basa.com.br

Ana Paula Bulhões Moitinho Leal
Diretoria Corporativa (DICOP)

Eleita na reunião extraordinária do Conselho de Administração nº 513 de 15/12/2022. Posse em 15/12/2022. Término mandato: até agosto/2024. Atua há 24 anos na indústria bancária, com 14 anos de experiência em cargos de gestão em segundo nível hierárquico. Atuou por nove anos como executiva da área de Controladoria. Participou de diversos colegiados, relacionados aos temas planejamento, alocação de ativos e passivos, gestão de riscos e controle e integridade. Foi membra da Comissão de Ética do BASA. Foi Gerente Executiva da área de Controles Internos do BASA e Conselheira Fiscal da BB Previdência. Formada em Economia, possui especialização em Auditoria Interna, MBA em Negócios Financeiros. Certificação Profissional CPA-20 e ICSS Ênfase em Administração.

Contato: (91) 4008-3526
e-mail: direp@basa.com.br

Roberto Batista Schwartz Martins de Paula
Diretoria de Crédito (DICRE)

Eleito na reunião extraordinária do Conselho de Administração nº 416 de 28/08/2022. Posse em 28/08/2022. Empregado de carreira do Banco da Amazônia. Graduado em Ciências Econômicas pela UFPA. Empregado de carreira do Banco da Amazônia. Graduado em Ciências Econômicas pela UFPA e MBA em Gestão de Negócios Financeiros, pela FGV, possui Certificação Profissional de Especialista em Investimentos ANBIMA e Certificação Profissional CPA-20 ANBIMA. Possui experiência de 16 anos, tendo 12 anos como gestor em diversos cargos e em diversas áreas do Banco. Exerce desde 2019 a função de Diretor de Crédito do Banco da Amazônia.

Contato: (91) 4008-3535
E-mail: dicre@basa.com.br

Fábio Yassuda Maeda
Diretoria de Controle e Risco (DICOR)

Eleito na reunião extraordinária do Conselho de Administração nº 429 de 19/10/2020. Posse em 03/11/2022. Diretor de Relação com Investidores, e de Controle e Risco do Banco da Amazônia. Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – USP em dezembro/2007. Certificações de: Administrador de Carteiras de Valores Mobiliários – AD CVM 15.320, Consultor de Valores Mobiliários – AD CVM 14.018, Analista de Valores Mobiliários – AD CVM 10.384 e Certificado Nacional do Profissional de Investimento desde abril de 2009. Atuou como gestor/analista nas empresas Terna Capital–Consultoria em Investimentos, Titan Capital Gestão de Recursos, Arsenal Investimento e Wachovia Securities Serv. e Part. (Brasil) Ltda.

Contato: (91) 4008-3526
E-mail: dicor@basa.com.br

Alcir Bringel Erse
Secretário Executivo

End.: Av.Pres. Vargas, 800 – 14º andar – 66017-901 – Belém (PA)
Contato: (91) 4008-3510
E-mail: secre@basa.com.br