- Estrutura Societária
- Códigos, Indicadores e Compliance
- Gestão de Riscos
- Comitês e Colegiados
Conselho de Administração
O Conselho de Administração é composto por 7 (sete) membros, 4 (quatro) indicados pelo Ministério da Fazenda, 1 (um) representante dos empregados, 1 (um) representante dos acionistas minoritários e o Presidente do Banco. Na atual composição, 1 (um) membro, indicado pelo Ministro da Fazenda é independente. O Conselho de Administração tem prazo de gestão unificado de 2 (dois) anos e são permitidas até 3 (três) reconduções consecutivas.
Tem entre suas principais atribuições: estabelecer a estratégia do Banco da Amazônia, segundo as melhores práticas de Governança Corporativa; revisar os planos e políticas de negócios, protegendo e maximizando o retorno do investimento dos acionistas; e supervisionar as atividades da Diretoria Executiva, garantindo o respeito aos princípios da ética.
Membro do Conselho de Administração, indicado pelo Ministério da Fazenda. Nomeação em 22/06/2023 na 525ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração. Posse em 29/06/2023 na 348ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Eleito na A.G.E. de 30/06/2023. Término do Mandato: até A.G.O. de 2025. Servidor público (Técnico de Planejamento e Pesquisa). Diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda (SERT/MF). Economista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e está cursando doutorado em economia da Universidade de São Paulo, na área de concentração de Economia e Desenvolvimento. É pesquisador licenciado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e exerceu o mandato de Diretor da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal. Especialista em macroeconomia e política fiscal, tendo publicado inúmeros estudos em tópicos relacionados às finanças públicas nos acadêmicos, como o primeiro lugar por quatro vezes no Prêmio Tesouro Nacional e o primeiro lugar por duas vezes no Prêmio SOF de Monografias.
Membro Independente do Conselho de Administração, indicado pelo Ministério da Fazenda. Posse em 18/06/2020, na 312ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Eleito na A.G.E. de 18/11/2020. Reeleito na A.G.O de 22/04/2021. Reconduzido na A.G.E de 28/01/2022. 2ª Reeleição na A.G.O de 24/04/2023. Término do Mandato: até A.G.O. de 2025. Membro do Comitê de Auditoria do Banco da Amazônia. Coordenador do Comitê Estratégico Ambiental, Social e de Governança do Banco da Amazônia. Conselheiro Verbank Agricultura do Brasil CEO. Membro do Comitê Superior de Adm. de Riscos Financeiros do Banco Itaú Holding S.A. 1993 – 1997. Membro do Comitê Operacional e de Ética da ANBIMA 2004 – 2010. Vice-Pres. Câmara Consultiva de Câmbio e membro da Câmara Consultiva de Ativos da BM&F 2004 – 2009. Membro-Suplente do Board do Emerging Market Traders Association (EMTA) 2006 – 2010. Integrante do ICMA Secondary Market Working Group 2008 – 2010. Sócio-Diretor da Off Rush Import. Export. Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPEAD – 1990. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – 1987.
Membro do Conselho de Administração, representante dos empregados (Lei nº 12.353, de 28.12.2010, e da Portaria nº 26, de 11.03.2011, da Ministra de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão). Eleito pela Assembleia Geral Ordinária de acionistas, realizada em 26/04/2019. Reeleito na A.G.O. de 22/04/2021. 2ª Reeleição na A.G.O de 24/04/2023. Término do Mandato: até A.G.O. de 2025. Membro do Comitê Estratégico de Ambiental, Social e de Governança do Banco da Amazônia. Coordenador do Comitê Estratégico de Inovação e Tecnologia do Banco da Amazônia. Engenheiro Agrônomo, Empregado do Banco da Amazônia S/A, lotado na Gerência Executiva de Administração das Centrais de Crédito e de Cadastro. Formação em MBA Executivo Negócios Financeiros – 2011 – 2013 pela Fundação Getúlio Vargas e Grupo IDEAL – Belém-PA. Bacharel em Agronomia: 1988- 1996 pela Faculdade de Ciência Agrária do Pará – Belém-PA. Capacitação: Inglês básico e avançado – 1983 – 1986 – Centro Cultural Brasil Estados Unidos. Certificado TOEIC – Basic Work Proficiency – Dezembro/2003.
Membro do Conselho de Administração, representante dos acionistas minoritários. Eleito na Assembleia Geral Ordinária de 22/04/2021. Reeleito na Assembleia Geral Ordinária de 30/06/2023. Término do Mandato: até A.G.O. de 2025. Membro do Comitê Estratégico de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração do Banco da Amazônia. Membro do Comitê Estratégico Ambiental, Social e de Governança do Banco da Amazônia. Formação Acadêmica: Ciências Jurídicas e Sociais, graduação em dezembro/1985 – UFRGS. Experiência Profissional: 1975-2007 – Banco do Brasil S.A.; 1986 em diante – Advogado (OAB/RS 22.462); 1995-1997 – Administrador de Empresa na Itália; 2004-2012 – Editoria e Direção de websites; 2010-2013 – Conselho Fiscal Telecomunicações Brasileiras S.A. TELEBRAS; 2013-2018 – Conselho de Administração TELEBRAS. Informações Adicionais: 1973/1974 Formação Militar – Oficial da Reserva do Exército Brasileiro; 1995-1997 – Administrador de empresa na cidade de Florença / Itália; 1999-2006 – Conselheiro da Câmara de Comércio Italiana para o RS.
Presidente do Banco da Amazônia e Membro Nato do Conselho de Administração. Nomeação e Posse em 22/06/2023 na 525ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração. Término do Mandato: até A.G.O. de 2025. Possui 39 anos de carreira, ocupando posições estratégicas em notáveis empresas no Brasil e no exterior (BB, PREVI, PSEG e Banco do Brasil Américas). Esteve a frente de projetos de alta relevância, em diferentes disciplinas empresariais e seus subsistemas, tais como: varejo bancário, fusões e aquisições, energia, CRM e marketing digital, estratégia de clientes, planejamento estratégico, canais de distribuição e desenvolvimento de pessoas. Atuou como conselheiro de administração das companhias Rio Grande Energia, CELPE, COELBA e Neoenergia e como consultor independente em projetos nas áreas de gestão empresarial, fusões e aquisições e estruturação financeira, ligados ao setor elétrico. Foi Diretor da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Flórida) e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Korea.
Membro do Conselho de Administração, na qualidade de representante do Ministério de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Posse em 25/05/2023, na 347ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Eleita na A.G.O de 24/04/2023. Término do Mandato: até A.G.O. de 2025. Economista, com Doutorado em Economia Aplicada pela Unicamp, pesquisadora em Economia e Administração Pública e servidora federal da carreira de Analista de Planejamento e Orçamento (APO) desde 2011. Atual Diretora de Orçamento e de Informações de Estatais na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Atuou nos últimos anos em posições de coordenação e assessoramento (Coordenação-Geral, Chefe de Gabinete, Assessora) no Ministério da Cidadania, auxiliando a alta gestão (Diretores, Secretários e Ministros) na articulação política e assessoramento técnico em assuntos relacionados a Planejamento, Macroeconomia, Indicadores setoriais e socioeconômicos e Governança de Empresas Estatais, bem como na condução de proposições legislativas em diversas áreas. Foi ainda professora de nível superior em disciplinas relacionadas à Economia e Finanças Públicas e atuou como pesquisadora em diversas instituições de pesquisa e desenvolvimento econômico, tais como o Ipea, a Embrapa e Fundação Seade.
Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal do nosso banco é composto por 4 membros titulares e 4 membros suplentes, totalizando um total de 8 membros. Eles são os responsáveis finais da fiscalização de nossa instituição.
Saiba quem são os membros do nosso conselho.
Membro titular do Conselho Fiscal do Banco da Amazônia, indicado pelo Ministério da Fazenda, eleito na Assembleia Geral Extraordinária de 30/06/2023. Término do Mandato: Até 30/06/2025. Pró- Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e Professor do Magistério Superior em Economia pela UFABC. Bacharel em economia pela Universidade Federal de Federal de Uberlândia. Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná. Doutor em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio do Grande do Sul. Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Cambridge, Reino Unido. É pesquisador Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, Consultor ad hoc da Capes, CNPq e Fapesp. Possui 46 Artigos publicados em periódicos, 21 Capítulos de livros publicados e 40 Artigos de opinião publicados em jornais. Ex-professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU – até 2017), Ex-Vice-coordenador do Bacharelado em Ciências Econômicas da UFABC, Ex-Coordenador do Bacharelado em Ciências Econômicas da UFU, Ex-presidente e ex-diretor da Associação Keynesiana Brasileira, Ex-diretor da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Economia (ANGE), ExVisiting fellow do Wolfson College e ex-visiting-scholar do Department of Land Economy, Universidade de Cambridge (2014-2015).
– Presidente e Membro titular do Conselho Fiscal do Banco da Amazônia, indicado pelo Ministério da Fazenda, eleito na Assembleia Geral Extraordinária de 30/06/2023. Término do Mandato: Até 30/06/2025. Auditor Federal de Finanças e Controle do Ministério da Fazenda. Profissional formado em Economia pela Universidade Federal de Brasília – UnB, com MBA em Finanças (IBMEC). Na STN trabalhou no período de 2003 a 2011 com a gestão de passivos contingentes e com a regularização de dívidas da União. Participou da Elaboração do Projeto de Lei que resultou na criação do Fundo de Pensão dos Servidores Públicos Federais – FUNPRESP. Em 2011, assumiu o Departamento do Fundo da Marinha Mercante – DFMM. Supervisionou a atuação dos cinco agentes financeiros do FMM e conduziu a transferência da arrecadação do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante – AFRMM para a Secretaria da Receita Federal do Brasil, concluída em maio/2014. Posteriormente, passou a integrar a equipe da Secretaria de Portos da Presidência da República responsável pelo programa de arrendamentos de áreas portuárias. Após essa experiência, trabalhou na Secretaria Executiva do Ministério da Economia.
Membro titular do Conselho Fiscal do Banco da Amazônia, indicado pelo Ministério da Fazenda como representante do Tesouro Nacional, eleito na Assembleia Geral Extraordinária de 13/06/2024. Término do Mandato: Até AGO 2025. Graduado em Ciências Econômicas com extensão em Economia do setor Público. Com MBA em Governança em Tecnologia da Informação e Especialização e, Theory and Operation of a Modern Economy. Profissional com larga vivência profissional no setor público federal, com 40 anos de experiência, dos quais 37 dedicados a Secretaria do Tesouro Nacional, órgão do Ministério da Fazenda. Em sua carreira profissional exerceu funções públicas como Subsecretário de Gestão Fiscal do Tesouro Nacional, Coordenador-Geral das Operações de Crédito, Coordenador-Geral de Desenvolvimento Institucional, Coordenador-Geral de Sistemas e Tecnologia e Superintendente de Administração e Finanças da ANAC (Agência Nacional de Aviação). Atuou também como Conselheiro Fiscal em diversas empresas públicas, como Correios, Eletronorte, Caixa Econômica, Petrobras, Furnas e BB Seguridade S.A.
Membra titular do Conselho Fiscal do Banco da Amazônia, Representante dos acionistas minoritários, eleita pela Assembleia Geral Ordinária de 24/04/2023. Término do Mandato: Até 24/04/2025. Formação: Bacharel em administração FEAD MG – Centro de Gestão Empreendedora. Atualmente atua como membra titular do Conselho Fiscal da COPEL (Companhia Paranaense de Energia) desde 2017 e na CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Energia) desde 2019. Atuou na SABESP (Companhia de Saneamento do estado de São Paulo) entre os anos de 2017 a 2019 como membra suplente do Conselho Fiscal; e na COPASA MG (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) entre os anos de 2014 a 2016 como membra titular do Conselho Fiscal e ainda entre os anos de 2011 a 2014 como membra suplente do Conselho Fiscal
Membro suplente do Conselho Fiscal do Banco da Amazônia, indicado Ministro de Estado da Fazenda, eleito pela Assembleia Geral Extraordinária de 19/09/2023. Término do Mandato: Até 19/09/2025. Formação: Bacharel em Ciências Economicas – 1998. MBA em Mercado de Capitais – 2004 (FGV). MBA em Economia e Gestão Previdência Complementar – 2022 (FGV). Mestrado em Economia do Setor Público – 2001 (UNB). Exerceu o cargo de Diretor de Programa da Secretaria Executiva – Ministério da Economia (2019-2022), Coordenador-Geral de Assuntos Financeiros da Secretaria de Planejamento e Assuntos Econômicos – Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (2017-2019). Ocupação principal: Auditor Federal de Finanças e Controle.
Membro suplente do Conselho Fiscal do Banco da Amazônia, representante dos acionistas minoritários, eleito pela Assembleia Geral Ordinária de 24/04/2023. Término do Mandato: Até 24/04/2025. Executivo Financeiro com 29 anos de carreira atuando nas áreas de Finanças, Tesouraria, Câmbio e Trade Finance em empresas nacionais e multinacionais como Banco Mercantil do Brasil, Banco Boavista, Brascan, Mattel, Coimex, Multigrain e Rio Pardo. Bacharel em Administração pela Universidade Santa Úrsula.
Membro suplente do Conselho Fiscal do Banco da Amazônia, indicado pelo Tesouro Nacional, eleito pela Assembleia Geral Extraordinária de 08/02/2024. Término do Mandato: Até 08/02/2026. Graduado em Geologia em 1989 e Ciências Contábeis em 2001. Possui MBA em Controladoria e Finanças (FGV) em 2004. Ocupa o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) na função de Gerente (FCPE 101.2).
Membro suplente do Conselho Fiscal do Banco da Amazônia, indicado Ministro de Estado da Fazenda, eleito pela Assembleia Geral Extraordinária de 19/09/2023. Término do Mandato: Até 19/09/2025. Formação: Bacharel em Ciências Econômicas – 2003 (Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal – AEUDF). Exerceu o cargo de Chefe da Divisão de Parcelamentos e Chefe da Divisão de Cobrança da Pessoa Jurídica na Coordenação-Geral de Arrecadação e Cobrança da RFB (2010-2017). Atualmente é Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Ocupação principal: Assessor na Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, extinto Ministério da Economia, sendo a atividade principal a articulação entre as diversas áreas do Órgão.
Comitê de Auditoria (COAUD)
Comitês de assessoramento ao conselho de administração são órgãos, estatutários ou não, que auxiliam o conselho de administração no exercício de suas atribuições. Sua existência não implica a delegação das responsabilidades que competem ao conselho de administração como um todo. Os comitês não têm poder de deliberação, e suas recomendações não vinculam as deliberações do conselho de administração.
Para garantir que as nossas decisões estejam sempre pautadas pelos nossos regimentos e políticas, os comitês são organizados em diferentes áreas e compostos por 3 (três) membros.
Membro Efetivo do Comitê de Auditoria (COAUD)
Membro efetivo – Nomeação: Reunião Ordinária do Conselho de Administração nº 333 de 10 e 11/03/2022 – Mandato (03 anos), até março/2025. Membro Coordenador do Comitê Estratégico Ambiental, Social e de Governança do Banco da Amazônia. Também exerce o cargo de Membro Independente do Conselho de Administração do Banco da Amazônia, indicado pelo Ministério da Fazenda. Posse em 18/06/2020, na 312ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Eleito na A.G.E. de 18/11/2020. Reeleito na A.G.O de 22/04/2021. Reconduzido na A.G.E de 28/01/2022. 2ª Reeleição na A.G.O de 24/04/2023.Término do Mandato: A.G.O. de 2025. Possui mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPEAD – 1990. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – 1987. Membro do Comitê Superior de Adm. de Riscos Financeiros do Banco Itaú Holding S.A. 1993 – 1997. Membro do Comitê Operacional e de Ética da ANBIMA 2004 – 2010. Vice-Pres. Câmara Consultiva de Câmbio e membro da Câmara Consultiva de Ativos da BM&F 2004 – 2009. Membro-Suplente do Board do Emerging Market Traders Association (EMTA) 2006 – 2010. Integrante do ICMA Secondary Market Working Group 2008 – 2010.
Membro Qualificado do Comitê de Auditoria (COAUD)
Membro qualificado – Eleição: 528ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração, realizada em 28.11.2023, e ratificado na 354ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração, realizada nos dias 14 e 15.12.2023. Posse em 12.01.2024 – Mandato (03 anos), até janeiro/2027. É Graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Pós-graduado em Governança Corporativa e Mestre em Controladoria e Finanças. Profissional com mais de 19 anos de experiência com sólidos conhecimentos em práticas de governança corporativa, gestão de riscos corporativos, controles internos, auditoria e gestão e melhoria de processos. Como executivo foi responsável pela estruturação das práticas de gerenciamento de riscos corporativos em uma empresa capital aberto e pulverizado, incluindo a implementação e coordenação do Comitê interno de riscos corporativos, bem como possui experiência com reportes com órgãos de assessoramento ao Conselho de Administração e atendimento aos reguladores, principalmente CVM e BACEN. Como consultor externo possui experiência em projetos de gestão de riscos de negócios, análise, implementação e avaliação de controles internos, auditoria interna, auditoria de demonstrações financeiras (assurance), auditoria de balanço de sustentabilidade (aderência ao GRI) e Sarbanes Oxley Act;
Membro do Comitê de Auditoria (COAUD) – Eleição: 359ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração, realizada em 28.05.2024. Posse em 04.06.2024 – Mandato (03 anos), até junho/2027. Graduado em Contabilidade e Direito. Pós-Graduado em Gestão Empresarial. Profissional com mais de 30 anos de carreira com sólida atuação em Controladoria e Finanças, Auditoria Interna, Gestão de Riscos e Conformidade, na gestão e implantação de estratégias e processos de negócio nos segmentos de autopeças, aviação, biotecnologia, fertilizantes, financeiro, máquinas e equipamentos, siderurgia e tecnologia. Significativa experiência em gestão do relacionamento com instituições financeiras, credores, fornecedores, clientes e sócios. Atuou como membro dos Conselhos de Administração do Banrisul, Transpreto e Gerdau Índia; como membro independente do Conselho Fiscal das Marisa Lojas e SANEPAR; e como Presidente do Comitê de Auditoria da Transpetro, além de atuar como membro independente de Comitê de Auditoria nas empresas Cia Energia Eletr RS, Hospital das Clínicas de Porto Alegre e Cia Riograndense de Saneamento. Atualmente coordena o Comitê de Auditoria Procergs e é membro independente dos Comitês de Auditoria do BASA e da Vibra Energia.
Comitê Estratégico de Crédito, Riscos e de Capital
Comitês de assessoramento ao conselho de administração são órgãos, estatutários ou não, que auxiliam o conselho de administração no exercício de suas atribuições. Sua existência não implica a delegação das responsabilidades que competem ao conselho de administração como um todo. Os comitês não têm poder de deliberação, e suas recomendações não vinculam as deliberações do conselho de administração.
Para garantir que as nossas decisões estejam sempre pautadas pelos nossos regimentos e políticas, os comitês são organizados em diferentes áreas e compostos por 3 (três) membros.
Membro independente do Comitê
Nomeado em 27/07/2023 na 349ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Posse em 22/08/2023. É Graduado em Ciências Econômicas (Universidade de Brasília – UnB), possui MBA Executivo em Finanças (IBMEC), MBA em Controller (FIPECAFI), Mestrado em Administração Financeira (Universidade de Brasília – UnB) e Doutorado em Ciências Contábeis (Universidade de Brasília – UnB). É membro do Comitê de Auditoria da Emgea Desde 2018; Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC Desde 2010; Membro do conselho consultivo de cias familiares Desde 2018; Chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UnB – entre 2021/2024; Coordenador-Geral do VI e VII Congresso UnB de Contabilidade e Governança – entre 2020/2021; Diretor Executivo do VIIICCG – Congresso UnB de Contabilidade e Governança – 2022.
Membro do Comitê
Nomeado em 27/07/2023 na 349ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Posse em 22/08/2023. É Membro do Conselho de Administração, indicado pelo Ministério da Fazenda. Nomeação em 22/06/2023 na 525ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração. Posse em 29/06/2023 na 348ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Eleito na A.G.E. de 30/06/2023. Término do Mandato: até A.G.O. de 2025. Servidor público (Técnico de Planejamento e Pesquisa). Diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda (SERT/MF). Economista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e está cursando doutorado em economia da Universidade de São Paulo, na área de concentração de Economia e Desenvolvimento. É pesquisador licenciado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e exerceu o mandato de Diretor da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal. Especialista em macroeconomia e política fiscal, tendo publicado inúmeros estudos em tópicos relacionados às finanças públicas nos acadêmicos, como o primeiro lugar por quatro vezes no Prêmio Tesouro Nacional e o primeiro lugar por duas vezes no Prêmio SOF de Monografias.
Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração
Comitês de assessoramento ao conselho de administração são órgãos, estatutários ou não, que auxiliam o conselho de administração no exercício de suas atribuições. Sua existência não implica a delegação das responsabilidades que competem ao conselho de administração como um todo. Os comitês não têm poder de deliberação, e suas recomendações não vinculam as deliberações do conselho de administração.
Para garantir que as nossas decisões estejam sempre pautadas pelos nossos regimentos e políticas, os comitês são organizados em diferentes áreas e compostos por 3 (três) membros.
Membro do Comitê
Nomeado em 15/12/2022 na 342ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Posse em 16/12/2022. Reconduzido em 27/07/2023 na 349ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Também exerce o cargo de Membro do Conselho de Administração, representante dos acionistas minoritários. Eleito na Assembleia Geral Ordinária de 22/04/2021. Reeleito na Assembleia Geral Ordinária de 30/06/2023. Término do Mandato: até A.G.O. de 2025. Membro do Comitê Estratégico Ambiental, Social e de Governança do Banco da Amazônia. Formação Acadêmica: Ciências Jurídicas e Sociais, graduação em dezembro/1985 – UFRGS. Experiência Profissional: 1975-2007 – Banco do Brasil S.A.; 1986 em diante – Advogado (OAB/RS 22.462); 1995-1997 – Administrador de Empresa na Itália; 2004-2012 – Editoria e Direção de websites; 2010-2013 – Conselho Fiscal Telecomunicações Brasileiras S.A. TELEBRAS; 2013-2018 – Conselho de Administração TELEBRAS. Informações Adicionais: 1973/1974 Formação Militar – Oficial da Reserva do Exército Brasileiro; 1995-1997 – Administrador de empresa na cidade de Florença / Itália; 1999-2006 – Conselheiro da Câmara de Comércio Italiana para o RS.
Comitê Estratégico Ambiental, Social e de Governança
Comitês de assessoramento ao conselho de administração são órgãos, estatutários ou não, que auxiliam o conselho de administração no exercício de suas atribuições. Sua existência não implica a delegação das responsabilidades que competem ao conselho de administração como um todo. Os comitês não têm poder de deliberação, e suas recomendações não vinculam as deliberações do conselho de administração.
Para garantir que as nossas decisões estejam sempre pautadas pelos nossos regimentos e políticas, os comitês são organizados em diferentes áreas e compostos por 3 (três) membros.
Coordenador do Comitê
Nomeado em 10/07/2020 na 404ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração. Posse em 10/07/2020. Reconduzido em 13/05/2021 na 459ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração. 2ª recondução em 15/12/2022 na 342ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Posse em 16/12/2022. 2ª recondução consecutiva em 27/07/2023 na 349ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Também exerce o cargo de Membro Independente do Conselho de Administração, indicado pelo Ministério da Fazenda. Posse em 18/06/2020, na 312ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Eleito na A.G.E. de 18/11/2020. Reeleito na A.G.O de 22/04/2021. Reconduzido na A.G.E de 28/01/2022. 2ª Reeleição na A.G.O de 24/04/2023. Término do Mandato: A.G.O. de 2025. Membro do Comitê de Auditoria do Banco da Amazônia. Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPEAD – 1990. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – 1987. Membro do Comitê Superior de Adm. de Riscos Financeiros do Banco Itaú Holding S.A. 1993 – 1997. Membro do Comitê Operacional e de Ética da ANBIMA 2004 – 2010. Vice-Pres. Câmara Consultiva de Câmbio e membro da Câmara Consultiva de Ativos da BM&F 2004 – 2009. Membro-Suplente do Board do Emerging Market Traders Association (EMTA) 2006 – 2010. Integrante do ICMA Secondary Market Working Group 2008 – 2010.
Membro do Comitê
Nomeado em 10/07/2020 na 404ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração. Posse em 10/07/2020. Reconduzido em 13/05/2021 na 459ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração. 2ª recondução em 15/12/2022 na 342ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Posse em 16/12/2022. 2ª recondução consecutiva em 27/07/2023 na 349ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Também exerce o cargo de Membro do Conselho de Administração, representante dos empregados (Lei nº 12.353, de 28.12.2010, e da Portaria nº 26, de 11.03.2011, da Ministra de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão). Eleito pela Assembleia Geral Ordinária de acionistas, realizada em 26/04/2019. Reeleito na A.G.O. de 22/04/2021. Posse: 29/04/2021. 2ª Reeleição na A.G.O de 24/04/2023. Término: A.G.O. de 2025. Membro Coordenador do Comitê Estratégico de Inovação e Tecnologia do Banco da Amazônia. Formação: MBA Executivo – Negócios Financeiros – 2011 – 2013 – Fundação Getúlio Vargas e Grupo IDEAL – Belém-PA. Agronomia: 1988-1996 – Faculdade de Ciência Agrária do Pará – Belém-PA. Capacitação: Inglês básico e avançado – 1983 – 1986 – Centro Cultural Brasil Estados Unidos. Certificado TOEIC – Basic Work Proficiency – Dezembro/2003.
Membro do Comitê
Nomeado em 13/05/2021 na 459ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração. Posse em 13/05/2021. Reconduzido em 15/12/2022 na 342ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Posse em 16/12/2022. 2ª recondução em 27/07/2023 na 349ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Também exerce o cargo de Membro do Conselho de Administração, representante dos acionistas minoritários. Eleito na Assembleia Geral Ordinária de 22/04/2021. Reeleito na Assembleia Geral Ordinária de 30/06/2023. Término do Mandato: até A.G.O. de 2025. Membro do Comitê Estratégico de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração do Banco da Amazônia. Formação Acadêmica: Ciências Jurídicas e Sociais, graduação em dezembro/1985 – UFRGS. Experiência Profissional: 1975-2007 – Banco do Brasil S.A.; 1986 em diante – Advogado (OAB/RS 22.462); 1995-1997 – Administrador de Empresa na Itália; 2004-2012 – Editoria e Direção de websites; 2010-2013 – Conselho Fiscal Telecomunicações Brasileiras S.A. TELEBRAS; 2013-2018 – Conselho de Administração TELEBRAS. Informações Adicionais: 1973/1974 Formação Militar – Oficial da Reserva do Exército Brasileiro; 1995-1997 – Administrador de empresa na cidade de Florença / Itália; 1999-2006 – Conselheiro da Câmara de Comércio Italiana para o RS.
Comitê Estratégico de Inovação e Tecnologia
Comitês de assessoramento ao conselho de administração são órgãos, estatutários ou não, que auxiliam o conselho de administração no exercício de suas atribuições. Sua existência não implica a delegação das responsabilidades que competem ao conselho de administração como um todo. Os comitês não têm poder de deliberação, e suas recomendações não vinculam as deliberações do conselho de administração.
Para garantir que as nossas decisões estejam sempre pautadas pelos nossos regimentos e políticas, os comitês são organizados em diferentes áreas e compostos por 3 (três) membros.
Coordenador do Comitê
Nomeado em 10/07/2020 na 404ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração. Posse em 10/07/2020. Reconduzido em 13/05/2021 na 459ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração. 2ª recondução em 15/12/2022 na 342ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Posse em 16/12/2022. 2ª recondução consecutiva em 27/07/2023 na 349ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Também exerce o cargo de Membro do Conselho de Administração, representante dos empregados (Lei nº 12.353, de 28.12.2010, e da Portaria nº 26, de 11.03.2011, da Ministra de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão). Eleito pela Assembleia Geral Ordinária de acionistas, realizada em 26/04/2019. Reeleito na A.G.O. de 22/04/2021. 2ª Reeleição na A.G.O de 24/04/2023. Término do Mandato: até A.G.O. de 2025. Membro do Comitê Estratégico Ambiental, Social e de Governança do Banco da Amazônia. Formação: MBA Executivo – Negócios Financeiros – 2011 – 2013 – Fundação Getúlio Vargas e Grupo IDEAL – Belém-PA. Agronomia: 1988-1996 – Faculdade de Ciência Agrária do Pará – Belém-PA. Capacitação: Inglês básico e avançado – 1983 – 1986 – Centro Cultural Brasil Estados Unidos. Certificado TOEIC – Basic Work Proficiency – dezembro/2003.
Membro do Comitê
Nomeado em 27/07/2023 na 349ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Posse em 17/08/2023. Também exerce o cargo de Presidente do Banco da Amazônia e Membro Nato do Conselho de Administração. Nomeação e Posse em 22/06/2023 na 525ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração. Término do Mandato: até A.G.O. de 2025. Possui 39 anos de carreira, ocupando posições estratégicas em notáveis empresas no Brasil e no exterior (BB, PREVI, PSEG e Banco do Brasil Américas). Esteve a frente de projetos de alta relevância, em diferentes disciplinas empresariais e seus subsistemas, tais como: varejo bancário, fusões e aquisições, energia, CRM e marketing digital, estratégia de clientes, planejamento estratégico, canais de distribuição e desenvolvimento de pessoas. Atuou como conselheiro de administração das companhias Rio Grande Energia, CELPE, COELBA e Neoenergia e como consultor independente em projetos nas áreas de gestão empresarial, fusões e aquisições e estruturação financeira, ligados ao setor elétrico. Foi Diretor da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Flórida) e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Korea.
Diretoria Executiva
Para garantir que as decisões executivas estejam sempre pautadas pelos regimentos e políticas, o Banco da Amazônia conta com uma diretoria colegiada composta por composta por 1 (um) Presidente, 5 (cinco) diretores 1 e (um) Secretário Executivo alocados em áreas estratégicas.
Eleito na Reunião Extraordinária do Conselho de Administração n° 523 de 25/05/2023. Posse em 12/06/2023. Término mandato: até agosto/2024. Possui 39 anos de carreira, ocupando posições estratégicas em notáveis empresas no Brasil e no exterior (BB, PREVI, PSEG e Banco do Brasil Américas). Esteve a frente de projetos de alta relevância, em diferentes disciplinas empresariais e seus subsistemas, tais como: varejo bancário, fusões e aquisições, energia, CRM e marketing digital, estratégia de clientes, planejamento estratégico, canais de distribuição e desenvolvimento de pessoas. Atuou como conselheiro de administração das companhias Rio Grande Energia, CELPE, COELBA e Neoenergia e como consultor independente em projetos nas áreas de gestão empresarial, fusões e aquisições e estruturação financeira, ligados ao setor elétrico. Foi Diretor da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Flórida) e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Korea.
Contato: (91) 4008-3340/2518
e-mail: presidencia@basa.com.br
Eleito na reunião extraordinária do Conselho de Administração nº 523 de 25/05/2023. Posse em 19/06/2023. Término mandato: até agosto/2024. Profissional da área Agronômica (bacharel em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Amazonas), Pós-graduado em Negócios Financeiros pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui 23 anos de carreira no Banco e sólida experiência na área comercial e habilidades comprovadas na geração de negócios sustentáveis na Amazônia. Reconhecido ao longo da carreira pela aptidão em gerir pessoas, respeitando a diversidade e o bem comum. Ético, responsável e inovador, duplamente premiado entre os melhores da Amazônia, por estratégias de alavancagem de resultados. Atuou como Presidente do Banco da Amazônia, Superintendente Regional dos estados do Tocantins e Acre, Gerente Regional do Acre e Gerente Geral da Agência Sena Madureira.
Contato: (91) 4008-3461
E-mail: dicom@basa.com.br
Eleito na reunião extraordinária do Conselho de Administração nº 523 de 25/05/2023. Posse em 25/05/2023. Término mandato: até agosto/2024. Mestrando em Ciências Contábeis e Administração, MBA em Finanças, MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria, graduação em Ciências Contábeis e Certificação de Especialista em Investimento pela ANBIMA. Iniciou a carreira como estagiário em 2003 na GEAFI (atualmente GESOP). Ao longo dos últimos 17 anos, assumiu diversas posições-chave na instituição. Responsável pela criação da Coordenadoria de Gestão Ativa de Títulos, contribuindo para otimizar a rentabilidade da tesouraria do Banco. Como Gerente de Riscos Corporativos, implementou a Gestão Integrada de Riscos e introduziu a declaração de apetite por riscos (RAS). Desempenhou papéis de destaque, ocupando cargos como Gerente Executivo de Riscos Corporativos, Gerente Executivo de Controladoria, e Gerente Executivo de Contadoria no Banco da Amazônia. Atualmente é representante suplente do Banco da Amazônia S.A. no Conselho Fiscal da BB Previdência.
Contato: (91) 4008-3421
E-mail: dineg@basa.com.br
Eleita na reunião extraordinária do Conselho de Administração nº 513 de 15/12/2022. Posse em 15/12/2022. Término mandato: até agosto/2024. Atua há 24 anos na indústria bancária, com 14 anos de experiência em cargos de gestão em segundo nível hierárquico. Atuou por nove anos como executiva da área de Controladoria. Participou de diversos colegiados, relacionados aos temas planejamento, alocação de ativos e passivos, gestão de riscos e controle e integridade. Foi membra da Comissão de Ética do BASA. Foi Gerente Executiva da área de Controles Internos do BASA e Conselheira Fiscal da BB Previdência. Formada em Economia, possui especialização em Auditoria Interna, MBA em Negócios Financeiros. Certificação Profissional CPA-20 e ICSS Ênfase em Administração.
Contato: (91) 4008-3526
e-mail: direp@basa.com.br
Eleito na reunião extraordinária do Conselho de Administração nº 416 de 28/08/2022. Posse em 28/08/2022. Empregado de carreira do Banco da Amazônia. Graduado em Ciências Econômicas pela UFPA e Pós-Graduado em Economia do Trabalho pela UFPA, possui Certificação Profissional de Especialista em Investimentos ANBIMA e Certificação Profissional CPA-20 ANBIMA, curso Gestão de Tesouraria pela FGV e Marcação de Mercado pela ANBIMA. Participou do Programa de Liderança, Gestão e Resultados da Fundação Dom Cabral; treinamento Operacional do BNDES; curso de Gestão tecnológica da ABIPITI; e da Bolsa de Valores e Mercado de Capitais da Comissão Nacional de Bolsa de Valores. No Banco da Amazônia, exerceu, entre outras, as funções de Gerente Executivo da Gerência de Operações Financeiras (GEROF) e da Gerência de Controladoria (GECOR), e foi membro da Comissão de Ética.
Contato: (91) 4008-3535
E-mail: dicre@basa.com.br
Eleito na reunião extraordinária do Conselho de Administração nº 429 de 19/10/2020. Posse em 03/11/2022. Diretor de Relação com Investidores, e de Controle e Risco do Banco da Amazônia. Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – USP em dezembro/2007. Certificações de: Administrador de Carteiras de Valores Mobiliários – AD CVM 15.320, Consultor de Valores Mobiliários – AD CVM 14.018, Analista de Valores Mobiliários – AD CVM 10.384 e Certificado Nacional do Profissional de Investimento desde abril de 2009. Atuou como gestor/analista nas empresas Terna Capital–Consultoria em Investimentos, Titan Capital Gestão de Recursos, Arsenal Investimento e Wachovia Securities Serv. e Part. (Brasil) Ltda.
Contato: (91) 4008-3526
E-mail: dicor@basa.com.br
End.: Av.Pres. Vargas, 800 – 14º andar – 66017-901 – Belém (PA)
Contato: (91) 4008-3510
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