Desde 1942 contribuindo para o desenvolvimento da Amazônia.
A História do Banco da Amazônia está intimamente ligada ao desenvolvimento econômico e social da Região Norte. Nascemos em 9 de julho de 1942 com a missão de financiar os seringais da região, para abastecer os países aliados durante a Segunda Guerra Mundial.
Na década de 1950, passamos a fomentar as atividades produtivas da indústria, do comércio e da agricultura da região amazônica, bem como o comércio e a industrialização da borracha em todo o território nacional.
Nasce o Banco de Crédito da Borracha, em plena segunda guerra mundial, com o propósito de financiar a produção de borracha.
Passa a denominar-se de Banco de Crédito da Amazônia S/A – ampliando o financiamento para outras atividades produtivas.
O Banco da Amazônia assume o papel de agente financeiro da política do Governo Federal para o desenvolvimento da Amazônia Legal.
Passa a ser uma sociedade de capital aberto, tendo o Tesouro Nacional 51% das ações e o público 49%.
Gestor do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), criado em 1989.
Como gestor do FNO possibilita aos mini, micro e pequenos produtores e empresários da região o acesso a uma fonte permanente e estável de financiamentos de longo prazo, com encargos diferenciados, resultando no crescimento de postos de trabalho e da geração de renda.
O Banco da Amazônia busca cada vez mais melhorar a governança corporativa com boas práticas de mercado, com o objetivo de atrair cada vez mais novos clientes e novos acionistas.
Pela primeira vez na história, o Banco da Amazônia ultrapassou a marca de 1,2 Bilhão de lucro líquido, demonstrando o profissionalismo e a solidez da instituição.
O Banco apresentou lucro recorde de R$ 1,3 Bilhão, melhorou sistemas de gestão de riscos, e buscando cada vez mais melhorar e facilitar o fornecimento de crédito aos clientes para desenvolver de forma sustentável a Amazônia.